Manual de Boas Praticas – Como elaborar Manual de Boas Praticas
5 (100%) 15 votes

Como Elaborar Manual de Boas Praticas

Como elaborar Manual de Boas Praticas de Fabricação ?  É uma cartilha aonde estão presentes e descritas os modos que os estabelecimentos alimentícios manipulam, produzem, armazenam e comercializam os seus produtos. Esse manual transmite como os alimentos são produzidos com qualidade e segurança na produção para os seus consumidores e seguindo as normas da vigilância.

O manual de boas praticas é único para cada estabelecimento, pois é a realidade diária da fabricação e rotinas do local, sendo obrigatória junto com o POP´S (Procedimentos Operacionais Padronizados)  pela Vigilância Sanitária. Estes dois documentos são obrigatórios para que o estabelecimento esteja regularizado.

Manual de Boas Praticas de Fabricação

Manual de Boas Praticas de Fabricação

É um documento ( Manual de Boas Praticas de Fabricação) que não poderá ser copiado e sim individual, pois é único de cada local, por esse motivo sendo complexo e demorado para a sua elaboração. É necessário a sua atualização de tempos em tempos consoantante as normativas atualizadas pelos órgãos competentes, alterações no estaço físico ou operacional.

 

 

 Manual de Boas Praticas de Fabricação como Elaborar

 

NÃO EXISTE MODELO PRONTO PARA O MANUAL DE BOAS PRÁTICAS, POIS O MESMO DEVE SER ESPECÍFICO PARA O ESTABELECIMENTO, DEVENDO ESTAR DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO SANITÁRIA VIGENTE. ABAIXO ESTÃO DESCRITAS APENAS SUGESTÕES PARA A ELABORAÇÃO DO MESMO.

Dentro das BPF ainda encontramos os Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) e o Procedimento Padrão de Higiene Operacional, ambos exigidos pela ANVISA (RDC nº275/2002) e MAPA.

 

I – Identifiação do estabelecimento

Consultoria em segurnaça alimentar

Elaboração de Manual de Boas Praticas de Fabricação

II- Objetivo e como é garantido a qualidade do Produto

III – Quais são os colaboradores que participam

IV – Controle medico, higiene pessoal dos colaboradores entre outros

V – Instalações

V – REFERÊNCIAS LEGAIS: • Resolução RDC N° 275, de 20/10/2002 (legislação federal) • Resolução RDC N° 216, de 15/09/2004 (legislação federal) • Portaria CVS-6/99, de 10/03/1999 (legislação estadual – SP)

 

Existe Manual de Boas Praticas Pronto ?

 

Como dito acima, o Manual de Boas Praticas é um documento único de cada local, não sendo possível a sua copia, pois é descrito nele a infra estrutura,  manuseio de alimentos e a realidade desse estabelecimento.

Veja no Site da ANVISA um lançamento apenas para a orientação de como ter uma ideia para a elaboração do Manual de Boas Praticas de Fabricação para donos de Estabelecimentos :

Anvisa Manual de Boas Praticas

 

Manual de boas práticas vigilância sanitária

 

A Vigilância Sanitária criou uma cartilha para auxiliar os comerciantes e os manipuladores a preparar, armazenar e a vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, com o objetivo de oferecer alimentos saudáveis aos consumidores.

Tudo isso, por meio do cumprimento das regras da RDC nº 216/04, voltadas aos serviços de alimentação, como padarias, cantinas, lanchonetes, bufês, confeitarias, restaurantes, comissarias, cozinhas industriais e cozinhas institucionais.

O trabalho do manipulador de alimentos é fundamental para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores. Pensando nisso, elaboramos essa cartilha com o objetivo de esclarecer sobre os cuidados durante a manipulação de alimentos. Ela será sua companheira do dia-a-dia, auxiliando-o em vários momentos do seu trabalho.

O que são Boas Práticas?

São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados. Saiba mais clicando aqui !

 

Manual de Boas Praticas

Esta ferramenta é importante para que os estabelecimentos/empresas que trabalham com alimentos, sejam eles manipulados, produzidos, armazenados, transportados e/ou comercializados, possam garantir um alimento seguro aos seus clientes.

É mais que um documento; é uma ferramenta que auxilia os profissionais que exercem atividades em serviços de alimentação.

 

 Quem Deve Elaborar o Manual de Boas Praticas de Fabricação ?

Segundo a Vigilância Sanitária é importante com o seu conhecimento que seja um profissional da área de Nutrição, ou seja um Nutricionista com formação para o fazer.

Os nossos serviços de elaboração de Manual de Boas Praticas de Fabricação tem como destinatários todos os proprietários de estabelecimentos Alimentícios ou seja Restaurantes, Padarias, Lanchonetes, Creches, Buffets, Hotéis, Escolas, Açougues, Sacolão, Marcados, Cozinhas Industriais, Fabricas de Produção de Alimentos.

 

Poderá saber Mais sobre o Manual de Boas Praticas de Fabricação Ligando para a nossa empresa e tirar todas as suas duvidas ! Temos Nutricionistas com Formação para a Elaboração.

Elaboramos e enviamos para todo o Brasil !

 

Conheça mais no nosso Site !

Nutri Mix Assessoria e Consultoria Nutricional

Responsável Técnica (RT)

Manual de Boas Praticas e Pops

No Comment

You can post first response comment.

Leave A Comment

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.